Maior é Deus

"Maior é Deus
Maior é Deus
Pequeno sou eu
Tudo que eu tenho
Foi Deus que me deu
Na roda de capoeira
Grande, pequeno sou eu
Camará!!!
Ê Viva meu Deus"


Vicente Ferreira Pastinha

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FREDE ABREU E SEU LEGADO...SAUDADE GRANDE!



MANUSCRITOS DE MESTRE PASTINHA TRAZEM A


SABEDORIA DOS VELHOS MESTRES DA CAPOEIRA




As obras trazem manuscritos e relatos do Mestre Pastinha, maior propagador da Capoeira Angola no Brasil
Na noite de abertura do evento Rede Capoeira – Economia Criativa, que acontece entre os dias 1? e 4 de agosto, no Forte da Capoeira, em Santo Antônio Além do Carmo, foram lançados os livros “Improviso de Pastinha” e “Como eu Penso? Despeitados?”, catalogados pelo pesquisador Frede Abreu, também homenageado no evento.
 “Improviso de Pastinha” e “Como eu Penso? Despeitados?” são duas obras que se completam, se encontram. A primeira é uma edição do caderno de poesias de Mestre Pastinha, na qual foram mantidos todos os detalhes, gravuras e rabiscos feitos pelo maior propagador da Capoeira de Angola no Brasil. O caderno é um presente de Pastinha ao Mestre João Grande, quem confiou os manuscritos aos cuidados do amigo Frede Abreu, em 2007.
Os ensinamentos do Mestre Pastinha são abordados também em “Como eu Penso? Despeitados?”, livro que reúne os manuscritos do mestre, guardados pela pesquisadora Emília Biancardi. Nesta obra, Frede Abreu aborda ainda a relação de Emília e Pastinha, faz comentários sobre a obra do mestre e disponibiliza uma série de reportagens sobre a vida de Pastinha, que dedicou a sua vida à transferência do legado da Cultura Africana a muitas gerações no Brasil.
Sobre o autor – Frederico José de Abreu, conhecido como Frede Abreu, foi o maior estudioso sobre capoeira no mundo, pesquisador não acadêmico sobre a capoeira, desenvolvendo pesquisas desde 1976.  Possuidor de um acervo com mais de 40 mil títulos, entre livros, recortes de jornais, revistas, CDs, fotos e vídeos sobre capoeira e a cultura afrobrasileira, Frede foi membro-fundador da academia de João Pequeno de Pastinha e da Fundação Mestre Bimba.  Ele foi também um fanático/ferrenho torcedor do Esporte Clube Bahia.


Encomendas através do email elzinhadebreu@gmail.com

Nenhum comentário: