Capoeiristas de várias partes do mundo e do Brasil reuniram-se em toda semana passada, em Itaúnas, para o III Encontro Internacional e Jogos Abertos de Itaunas da A.C.A.P.O.E.I.R.A.Contamos com a presença do Mestre Lua Rasta da Bahia,o Mestre Sabiá da Bahia,Mestre Hulk do Rio de Janeiro,Mestre Maurão de São Paulo,Mestre Luiz Paulo de Vitória,Mestre Gororoba de Porto Alegre,Mestre Maizena de Fortaleza,Mestre Clebão de Montanha, Para Mestre Capixaba, a justificativa de que, com tantos brasileiros participando, o vencedor tenha sido um professor da Espanha, demonstra evolução da capoeira pelo mundo.
Até 2008, eram cinco milhões os praticantes ao redor do planeta. Hoje o número saltou para oito milhões.
Capixaba justifica o encontro feito em Itaúnas como um projeto de que capoeiristas, do mundo e do Brasil, conheçam a região onde a capoeira angola nasceu, pelo escravo Teodorinho Trinca-Ferro, mas ficou conhecida como se o fosse na Bahia. A explicação é que naquele período de Teodorinho, e que usou a luta contra a elite escravocrata, a região pertencia à Bahia. A história de Teodorinho Trinca-Ferro foi contada pelo maior especialista em cultura negra do Espírito Santo, o escritor Maciel de Aguiar.
Mestre Capixaba ainda registrou o apoio que deram ao evento o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e o prefeito de Conceição da Barra, Jorginho Donati.
Na competição, disputada por mais de 100 capoeiristas, na categoria de graduados, o vencedor foi um espanhol, o instrutor Bala. Em segundo, o professor Cristal, da Bahia; em terceiro, o professor Jefinho, de Cariacica/ES.
No feminino, a vencedora foi a instrutora Piu-Piu, de Cachoeiro de Itapemirim/ES; em segundo, professora Baixinha, de Cariacica/ES; em terceiro, a instrutora Maitê, do Rio Grande do Sul.
Na categoria de alunos, o primeiro lugar foi Budião, de Manguinhos (Serra/ES); o segundo para Chileninho, de Cariacica/ES; em terceiro ficou Águia, do Rio de Janeiro/RJ.
No feminino, o primeiro foi Maçã, da França; segundo, Dengosa, de Cariacica/ES; terceiro, Sereia, do Rio Grande do Sul.
Na categoria infantil, o primeiro Tales, de Cariacica/ES; segundo, Brasinha, do Rio Grande do Sul; terceiro, Vanessinha, de Cariacica/ES.
No festival de cantigas de capoeira,o primeiro lugar foi Ferrugem de Vila Velha/ES;o segundo para o Professor Pardal de Itapira/SP;em terceiro ficou o instrutor Bala da Espanha.
RESULTADOS POR CATEGORIAS
AVANÇADO MASCULINO
1º - INSTRUTOR BALA (ESP)
2º - PROFESSOR CRISTAL (BRA) - BA
3º - PROFESSOR JEFINHO (BRA) - ES
AVANÇADO FEMININO
1º - INSTRUTORA PIU PIU (BRA) - ES
2º - INSTRUTORA BAIXINHA (BRA) - ES
3º INSTRUTORA MAITÊ (BRA) - RS
ALUNOS MASCULINO
1º - BUDIÃO (BRA)- ES
2º - CHILENINHO (BRA) - ES
3º - AGUIA (BRA) - RJ
ALUNOS FEMININO
1º - MAÇA (FRA)
2º - DENGOSA (BRA) - ES
3º - SEREIA (BRA) - RJ
INFANTIL
1º - TALES (BRA) - ES
2º - BRASINHA (BRA) - RS
3º - VANESSINHA (BRA) - ES
Até a próxima!!
Fonte: portal acapoeira - Mestre Capixaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário