O Instituto Teotônio Vilela e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), realizaram dia 17/05/08 pela manhã, o Terceiro Encontro do Ciclo de Seminários "Salvador 2009 - Novos Caminhos".
Temas como: educação, cultura, saúde, segurança, juventude, tecnologia, desenvolvimento, oportunidades e muito mais, foram discutidas com o objetivo de reflexão sobre problemas e experiências, para construção de uma cidade moderna, coerente, responsável e humana.
Foram convidadas instituições com seus devidos representantes: Carla Aragão (CIPÓ), Elisio Pitta (INSTITUTO OYÁ), Jane Vasconcelos (ACOPAMEC), Leonardo Dias (FUNDAÇÃO ASTROGILDO PEREIRA), Mestre Sabiá (PROJETO MANDINGA) para compor a mesa, tendo como mediador Antonio Imbassahy.
Mestre Sabiá (PROJETO MANDINGA) em seu enfoque destacou a influência da CAPOEIRA na comunidade, prevenção às drogas, violência, espaço públicos para o esporte e lazer da juventude, inclusão social e a importância do poder público nessas iniciativas.
Para anteceder este encontro foi realizado uma apresentação de capoeira do Projeto Mandinga em frente ao Hotel Marazul (Barra), local que sediou o evento.
Parabéns a todos!!
Projeto Mandinga
Rua José Alves Ferreira, 160 - Garcia
Tel.: (71) 3328-5756
5 comentários:
Valeu Professor Cristal e isso ai fico feliz em saber que voce tem um trabalhor bonito e bem organizado,voce esta fazendo o seu papel para formar criancas com e jovens de sucesso, um abracao do SCUD e do grupo GINGA MUNDO ATLANTA USA BOA SORTE QUE DEUS ILUMINE VOCES
e ai irmão ! continua postando coisas bacanas assim...bom saber que o nosso trabalho cresce e tem participação em eventos tão importantes como esse... abraço do professor lêndia ginga mundo goiás!!!!
PSDB discute inclusão social para a juventude.
Depois de discutir temas como Gestão Pública, Educação e Cultura, o PSDB mobilizou a sociedade para refletir sobre os desafios da juventude. Com o tema “Juventude e Inclusão Social” o partido promoveu mais um seminário, através do Instituto Teotônio Vilela,no Mar Azul Hotel, na Barra. O debate, que encerrou o Ciclo de Seminários “Salvador 2009 - Novos Caminhos”, teve a participação de Carla Aragão, jornalista e coordenadora executiva da ONG Cipó, de Selma Calabrich, diretora executiva da Escola Pracatum, de Elísio Pitta, diretor do Instituto Oyá, de Jane Vasconcelos, coordenadora de emprego e renda da Associação das Comunidades Paroquiais da Mata Escura e Calabetão, de Mestre Sabiá, coordenador da Associação Integrada de Esporte Arte e Cultura (Mandinga), e do economista Leonardo Dias, membro do PPS e representante da Fundação Astrojildo Pereira. O objetivo do partido é reunir boas experiências desenvolvidas em diferentes áreas sociais como gestão pública, educação, cultura, saúde e juventude. “O evento teve apresentações de grupos que desenvolvem excelentes trabalhos com jovens. ”, comentou o ex-prefeito Antônio Imbassahy, coordenador do evento.
Para o economista Leonardo Dias, membro da Executiva Estadual do PPS, “existe um déficit de implementação das políticas para a juventude”. Mas, em Salvador, uma série de iniciativas tem oferecido à juventude ferramentas para o exercício da cidadania.
Há nove anos, a Cipó Comunicação Interativa desenvolve um trabalho de educação através da comunicação, cujas principais diretrizes foram apresentadas por Carla Aragão, coordenadora executiva da ONG. Um dos projetos realizados é a Rede Sou de Atitude, uma articulação nacional de jovens, presente em 14 estados, que realiza ações de monitoramento das políticas públicas. “A Rede vai contar com o apoio do Unicef a partir de junho”, antecipou Aragão.
Comunidades dos bairros da Mata Escura, Calabetão, Jardim do Santo Inácio e adjacências têm, há 18 anos, o apoio da Acopamec (Associação das Comunidades Paroquiais da Mata Escura e Calabetão). Jane Vasconcelos, coordenadora de emprego e renda da instituição, problematizou a situação do jovem na busca pelo primeiro emprego. “As empresas preferem recrutar os jovens que têm alguma experiência, e, por conta disso, aqueles que precisam ingressar no mercado não têm emprego porque não têm experiência e não têm experiências e porque nunca trabalharam.” Apesar dessas dificuldades, a Acopamec conseguiu inserir 847 jovens no mercado de trabalho através das parcerias mantidas com mais de 60 empresas.
O Instituto Oyá oferece à população infanto-juvenil atendida o conhecimento do universo da dança e de outras expressões artísticas como as artes visuais, a música e o teatro. O coreógrafo Elísio Pitta, diretor do Instituto, ressaltou o intercâmbio cultural entre a comunidade e outros países a partir da atuação dos grupos Balé da Mata, a Companhia C, Cortejo Afro e o Centro de Referência Dança Negra. Coordenador da Associação Integrada de Esporte Arte e Cultura (Mandinga), Mestre Sabiá defendeu a inclusão da capoeira nas escolas municipais, como forma de promover a educação através da arte na rede pública de ensino.
www.psdbbahia.org.br
É isso ai Prof.Cristal, A capoeira realmente precisa de eventos que mostram o seu real valor pra sociedade. Abraços Monit.Laranja Ginga Mundo Ituiutaba MG.
Eventos dessa natureza se faz necessário para que a sociedade
conheça a riqueza cultural que a Capoeira possui, e seja cada dia mais... foco de valorização e respeito
por todo ser humano...pois que toda nação conheça que a Capoeira
não foi contos de descriminização, ela é luta ancestral ,cultura real e se faz presente e fortalicida por
trabalhos seriamente realizados...como este evento glorioso!
Professor Cristal,que muitos outros dessa natureza DEUS, sua luta e força permita os realizar !
Monitora:Esmeralda.
GINGA MUNDO.Ituiutaba-MG.
Postar um comentário