Maior é Deus

"Maior é Deus
Maior é Deus
Pequeno sou eu
Tudo que eu tenho
Foi Deus que me deu
Na roda de capoeira
Grande, pequeno sou eu
Camará!!!
Ê Viva meu Deus"


Vicente Ferreira Pastinha

sexta-feira, 18 de julho de 2008

PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL




Patrimônio Cultural do Brasil!


Reconhecimento mais do que justo dessa manifestação popular que se legitimou como um dos principais símbolos da cultura brasileira, e que se faz presente em aproximadamente 150 países, sendo a maior divulgadora da língua portuguesa no mundo. Este ato de reconhecimento foi justificado pelas entidades propiciadoras, como indispensável à preservação da singularidade e representatividade da capoeira, e adoção de políticas públicas que facilitem o desempenho dos capoeiristas no exercício do seu ofício e de fazer fluir o destino da capoeira de espalhar-se pelo mundo afora.

Dia 15 de Julho de 2008, data que marcou esse registro, aconteceu uma Cerimonia realizada no Teatro Castro Alves(TCA), onde esteve presentes capoeirista de todo Brasil: Bahia em peso, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Pernambuco, Paraná, São Paulo,.....Do Iapoque ao Chuí! E artistas como: Roberto Mendes, Naná Vasconcelos,Wilson Café, Ramiro Musotto, Lorimbau e Mariene de Castro.

Também na Praça Municipal, centro de Salvador(Ba), simultaneamente houve um encontro de 20 grupos distintos de capoeira, com suas respectivas rodas em homenagem a essa arte que tanto nos encanta, num ambiente de descontração, alegria, e principalmente satisfação pelo reconhecimento!!!

Parabéns a todos os antigos Mestres como: Pastinha, Bimba, Noronha, Canjiquinha, Cobrinha Verde, Waldemar, Caiçara e muitos outros que, enfrentando muitas adversidades, construíram o caminho para a afirmação cultural e social da capoeira, motivo deste reconhecimento por parte do IPHAN/MINC".


Todos do Projeto Mandinga, Projeto Capoeira me Chama, Projeto Casa de palha (Associação de Capoeira Ginga Mundo) marcaram presença!!


Axé pra todos!!


Cristal


quarta-feira, 9 de julho de 2008

FESTA DA CAPOEIRA - ATLANTA(EUA)


A filial Ginga Mundo Atlanta (EUA) com o Instrutor Scud, realizará de 13 a 16 de Agosto de 2008, a "Festa da Capoeira", com workshop de Capoeira, rodas, encerrando com o batizado no dia 16/07. Já estão confirmadas a presença especial de Mestre Sabiá(BA), supervisor do trabalho, Carcará (Canadá), Pimentinha, 45 e Carioca (NYC), entre outros.
Axé pra todos!!
Maiores Informações pelo site
tel.: 404 319 70

terça-feira, 8 de julho de 2008

PROGRAMA CISV






O Projeto Mandinga pela segunda vez, recebeu a visita do Programa de Intercâmbio CISV. A primeira visita em 2007 contamos com a presença de adolescentes da Noruega, e agora no dia 07 julho de 2008, foi a vez de adolescentes da França.

Essa visita consiste em mostrar a nossa cultura através de uma breve palestra sobre capoeira com Frede Abreu (Historiador), apresentações de maculelê, samba de roda e capoeira por integrantes da ONG Mandinga.

Durante a apresentações os visitantes são convidados a participar da roda seja de capoeira ou samba, proporcionando uma integração entre todos.

Agradeço a todos pela presença e que retornem o mais breve possível para uma nova visita

Axé pra todos!!!


Cristal

domingo, 6 de julho de 2008

CAPOEIRA PATRIMÔNIO CULTURAL





"No dia 15 de julho de 2008, em cerimônia a ser realizada no Teatro Castro Alves, às 19h, o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MINC), vai apresentar o Inventário para o registro e salvaguarda da capoeira como patrimônio cultural do Brasil. O próximo passo a ser dado é na direção da consagração da capoeira no Panteão da Unesco como patrimônio da humanidade. Este reconhecimento, mais do que justo, vem num momento em que esta manifestação se legitimou como um dos principais símbolos da cultura brasileira, e que se faz presente em diversos países do mundo.Este ato de reconhecimento foi justificado pelas entidades propiciadoras, como indispensável à preservação da singularidade e representatividade da capoeira, e adoção de políticas públicas que facilitem o desempenho dos capoeiristas no exercício do seu ofício e de fazer fluir o destino da capoeira de espalhar-se pelo mundo afora. Neste sentido, o MINC já antecipou um programa de apoio a esta manifestação, denominado Capoeira Viva, com medidas que visam à valorização, promoção e consolidação da capoeira, a partir de ações que: apoiem projetos socioeducativos destinados a crianças e adolescentes; incentivem pesquisas inéditas sobre o assunto; alimentem e possibilitem o funcionamento de acervos e centros de referências; estimulem projetos que se expressem por meio de mídias e suportes digitais. Neste momento histórico, a capoeira dá por vencida as perseguições e os preconceitos que sobre ela recaíram no passado e que ameaçaram o curso da sua vida. É um momento de reverenciar os mestres Pastinha, Bimba, Noronha, Canjiquinha, Cobrinha Verde, Waldemar, Caiçara e muitos outros que, enfrentando muitas adversidades, construíram o caminho para a afirmação cultural e social da capoeira, motivo deste reconhecimento por parte do IPHAN/MINC".
Texto de Frede Abreu.
Iê Viva a Capoeira!!!
Até breve!
Axé
Cristal

sexta-feira, 4 de julho de 2008

"VEM JOGAR MAIS EU CAMARÁ"












Vem jogar mais eu camará - Uma história da capoeira baiana 1940 - 1980! Esse é o nome da Exposição que teve sua abertura dia 03/07/2008 às 19h com apresentação da Orquestra de Berimbaus do grupo Nzinga, roda de capoeira e samba de roda.


A abertura contou com a presença de Mestre antigos como:Mestre João Pequeno de Pastinha, Mestre Bigodinho, Mestre Curió, entre outros, e também com o integrantes do Projeto Mandinga.


A visitação ao público será de 04 de julho a 03 de agosto de 2008, de terça-feira a domingo, de 9h às 18h (Entrada Gratuita) na CAIXA CULTURAL, situado na rua Carlos Gomes, 57 - Centro.
Não deixem de conferir!
Axé pra todos!!!
Cristal