Patrimônio Cultural do Brasil!
Reconhecimento mais do que justo dessa manifestação popular que se legitimou como um dos principais símbolos da cultura brasileira, e que se faz presente em aproximadamente 150 países, sendo a maior divulgadora da língua portuguesa no mundo. Este ato de reconhecimento foi justificado pelas entidades propiciadoras, como indispensável à preservação da singularidade e representatividade da capoeira, e adoção de políticas públicas que facilitem o desempenho dos capoeiristas no exercício do seu ofício e de fazer fluir o destino da capoeira de espalhar-se pelo mundo afora.
Dia 15 de Julho de 2008, data que marcou esse registro, aconteceu uma Cerimonia realizada no Teatro Castro Alves(TCA), onde esteve presentes capoeirista de todo Brasil: Bahia em peso, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Pernambuco, Paraná, São Paulo,.....Do Iapoque ao Chuí! E artistas como: Roberto Mendes, Naná Vasconcelos,Wilson Café, Ramiro Musotto, Lorimbau e Mariene de Castro.
Também na Praça Municipal, centro de Salvador(Ba), simultaneamente houve um encontro de 20 grupos distintos de capoeira, com suas respectivas rodas em homenagem a essa arte que tanto nos encanta, num ambiente de descontração, alegria, e principalmente satisfação pelo reconhecimento!!!
Parabéns a todos os antigos Mestres como: Pastinha, Bimba, Noronha, Canjiquinha, Cobrinha Verde, Waldemar, Caiçara e muitos outros que, enfrentando muitas adversidades, construíram o caminho para a afirmação cultural e social da capoeira, motivo deste reconhecimento por parte do IPHAN/MINC".
Todos do Projeto Mandinga, Projeto Capoeira me Chama, Projeto Casa de palha (Associação de Capoeira Ginga Mundo) marcaram presença!!
Axé pra todos!!
Cristal